Astronautas que iam para Estação Espacial fazem pouso de emergência

O astronauta Nick Hague, da NASA, e o cosmonauta Alexey Ovchinin tiveram que fazer um pouso de emergência nesta quinta-feira (11) após problemas com um dos foguetes de propulsão, que parou de funcionar em pleno ar. Ambos viajavam para a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) e tiveram que fazer um pouso de emergência em Zhezkazgan, no Cazaquistão, e estão bem.

A nave Soyuz decolou na base Baikonur, também no Cazaquistão e durante o episódio a transmissão ao vivo mostrou os tripulantes sendo sacudidos no momento da falha. A descida foi muito rápida, mais do que as forças gravitacionais registradas normalmente, e foi amenizada pelo pára-quedas da cápsula. Hague e Ovchinin dizem que estão bem, “na medida do possível”.

nasa

Nick Hague e Alexey Ovchinin, antes do lançamento da Soyuz. Fonte: NASA

Logo após o pouso, equipes foram até o local do pouso para socorrer a dupla. Tanto a NASA quanto a Roskosmos, o órgão governamental russo responsável pelo programa espacial da Rússia dizem que o resgate foi bem-sucedido. Após o ocorrido, todos os lançamentos tripulados no país foram suspensos e a partir de agora o número de integrantes rumo a ISS pode ser limitada a três pessoas por um período indefinido.

Também foi criada uma comissão, que será responsável por investigar o que aconteceu e em breve prestar esclarecimentos.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

 

Telefone: (22) 30260768
Celular/Whatsapp: (22) 996011830
E-mail: contato@hesea.com.br

Instagram
Entre em contato