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Brasil é terceiro país com mais chamadas de spam no mundo; entre os culpados, estão as operadoras e as empresas de cobrança.

Cada brasileiro recebe, em média, 37,5 ligações “spam” por mês, segundo um estudo da Truecaller. Esse é o maior valor entre os países da América Latina, e cresceu 81% em relação ao ano passado. Entre os principais culpados, estão as operadoras de telefonia, empresas de cobrança, além do velho telemarketing.

Os serviços não-solicitados que mais ligam para os brasileiros são as operadoras (33%), empresas de cobrança (24%), telemarketing (12%) e serviços financeiros (10%). Há ainda as chamadas indesejadas genéricas, que compõem 21% do total. Números identificados como golpe correspondem a 1%.

Isso “pode ser traduzido não apenas como um incômodo, mas também como um fenômeno que pode ter efeitos negativos sobre a produtividade de um funcionário ou ao tempo valioso dedicado à família ou aos amigos”, diz Nick Larsson, chefe de novos negócios da Truecaller, em comunicado.

O Brasil é o país com o maior número de usuários do Truecaller; são 3,1 milhões. A cada mês, o app bloqueia 7,5 milhões de telefonemas indesejados e 1,7 milhão de SMS no país. Inclusive, a empresa diz que 46% de todos os SMS recebidos pelos brasileiros são spam.

Os dados do estudo foram coletados anonimamente através do Truecaller entre 1º e 30 de junho de 2018. Ele inclui chamadas identificadas pelo app como spam, e ligações marcadas como spam pelos usuários.

Anatel quer regular telemarketing no Brasil

Este ano, a Anatel recebeu sugestões da sociedade para regular o telemarketing no Brasil. A ideia é “criar um cadastro para bloqueio de ligações e mensagens” que poderia valer para todo o país. Atualmente, existem iniciativas espalhadas pelos estados, como a lista de bloqueio da Fundação Procon-SP.

Recentemente, o Procon-SP multou 20 empresas que ligaram para pessoas na lista de bloqueios a telemarketing. Isso inclui operadoras, bancos e lojas do varejo online. No total, a punição foi de R$ 80 milhões, mas o valor pode ser questionado na Justiça.

Entre as principais queixas recebidas pelo Procon, estão as robocalls (ligações que na verdade tocam uma gravação) e chamadas que desligam na sua cara ou ficam no mudo. Existe um sistema de telemarketing que disca para uma lista enorme de contatos, e então interrompe a chamada se não houver atendentes para falar com você.

No final do ano passado, um relatório da Truecaller revelou que o Brasil é o terceiro país com mais chamadas de spam no mundo, ficando atrás somente da Índia e dos EUA. É um problema com o qual teremos que lidar — ele já se tornou muito grande, e deve piorar.

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