Câmera do Instagram Stories guarda vídeo de 15 segundos e automaticamente inicia um novo.

A câmera do Instagram Stories faz gravações de no máximo 15 segundos. Ou seja, você pode perder algum momento interessante que aconteça após esse limite. Por isso, o app agora permite gravar vídeos sequenciais de até 15 segundos cada; basta segura o dedo na tela.

É realmente simples: você abre a câmera do Instagram Stories, segura no botão para gravar vídeo, e o mantém pressionado. Se seu clipe chegar a 15 segundos, o app vai automaticamente guardá-lo e iniciar um novo vídeo.

Você pode personalizar os vídeos com texto, GIFs e stickers; isso deverá ser feito separadamente para cada um dos clipes. Um usuário do Reddit teve acesso a esse recurso há alguns dias; ele vem sendo liberado para mais pessoas desde então.

Vale lembrar que o Snapchat já permitia gravar vídeos sequenciais para postar como história. Além disso, se você segurar o botão da câmera e deslizar para a esquerda, pode soltar o dedo da tela para continuar gravando. O Instagram Stories, por sua vez, tem um modo “Mãos Livres” que faz o mesmo — e também cria clipes de até 15 segundos.

Desde junho, o Instagram permite postar vídeos verticais de até uma hora através do IGTV. Isso é liberado para contas com muitos seguidores ou perfis verificados; o restante de nós tem limite de 10 minutos. Essa era a tentativa de concorrer com o YouTube, mas que ainda não vingou.

Enquanto isso, a investida contra o Snapchat foi bem-sucedida. O Instagram Stories tem 400 milhões de usuários a cada dia, mais que o dobro do concorrente (191 milhões). O WhatsApp Status é ainda maior, com uma base de 450 milhões. E o Facebook Stories chegou recentemente a 300 milhões de usuários.