A partir de 12 de novembro, os backups do WhatsApp criados há mais de um ano serão excluídos do Drive.

Quem usa o WhatsApp pelo Android deve verificar como estão as cópias de mensagens e arquivos de sua conta. Isso porque o aplicativo apagará em breve os backups muito antigos que estão salvos no Google Drive.

Segundo o WhatsApp, todos os backups salvos há mais de um ano serão apagados do serviço do Google na próxima segunda-feira (12). Por isso, o mensageiro recomenda que você salve novamente mensagens, fotos, vídeos e áudios enviados ou recebidos.

A exclusão de backups antigos é parte de um acordo que o WhatsApp fez com o Google. Em agosto deste ano, as empresas anunciaram que as cópias das mensagens feitas por usuários do Android não seriam mais contabilizadas no limite de armazenamento do Drive.

Graças ao acordo, você pode salvar novas cópias de mensagens sem se preocupar com o espaço que elas ocupam. No entanto, o contrato entre as companhias também previa a exclusão automática desses arquivos antigos.

Ainda que de forma indireta, a condição imposta pelo Google pode estimular alguns usuários a criarem cópias mais recentes de suas mensagens e a aumentarem a frequência dos backups.