Os celulares 5G estão chegando e alguns deles já foram oficialmente apresentados por fabricantes. Conheça 6 modelos:

Uma das principais feras do mundo da tecnologia, a Mobile World Congress serve também para conhecermos algumas das tendências que vão surgir nos smartphones em um futuro próximo. E uma das novidades da edição 2019 do evento é a presença dos celulares 5G, indicando que a quinta geração de internet móvel finalmente está chegando.

É verdade que, agora, esses celulares fazem pouca coisa que outros modelos 4G não conseguem. As redes comerciais 5G ainda estão sendo ativadas pelo mundo, e a expectativa é que os primeiros clientes comecem a navegar nelas a partir de algum momento de 2019. Isso lá fora: no Brasil, o 5G ainda deve demorar um pouco, com Anatel e operadoras discutindo a realização do leilão das faixas de frequência que serão usadas pelas redes de quinta geração.

Mas quem quiser estar preparado para o 5G já tem algumas opções de celulares, como estamos vendo na MWC 2019. Confira abaixo alguns dos modelos já anunciados com suporte à nova rede móvel:

Samsung Galaxy S10 5G

Dias antes do início oficial da MWC 2019, a Samsung se adiantou e apresentou a linha Galaxy S10 para 2019, incluindo um dispositivo já compatível com redes 5G.

Reprodução

O Galaxy S10 5G tem as mesmas especificações do modelo 4G, mas a compatibilidade com redes de quinta geração promete download de vários vídeos em questão de minutos, assim como partidas de jogos na nuvem com gráficos avançados e sem atraso.

O problema é que ele não vai ser lançado por aqui – inicialmente, apenas países como Coreia do Sul e Estados Unidos vão receber a versão 5G do celular, que será lançada meses após os modelos convencionais.

 

Huawei Mate X

A chinesa Huawei decidiu juntar várias das tendências atuais em um único dispositivo: o Mate X tem uma tela dobrável e compatibilidade com 5G.

Reprodução

O Mate X pode ser usado como um smartphone convencional quando está fechado – a tela tem 6,6 polegadas oferecendo bastante espaço para exibição de conteúdo. Mas se você quiser mais, pode abrir o aparelho que, com um display de 8 polegadas, passa a ser usado como um tablet.

Com hardware de ponta e modem Balong 5000 5G para acessar as redes mais modernas de internet móvel, o Mate X não vai ser um aparelho nada barato: lá fora, ele deve custar cerca de US$ 2,6 mil.

Xiaomi Mi Mix 3 5G

A Xiaomi é uma das maiores fabricantes da atualidade e não quer ficar para trás. Aliás, ela quer sair na frente de outras empresas e planeja começar a vender agora mesmo o Mi Mix 3 5G.

Reprodução

Uma versão modificada do Mi Mix 3, um celular com hardware de respeito e um preço em conta, o novo aparelho 5G já está à venda na China pelo equivalente a R$ 2,6 mil reais – dificilmente teremos um celular 5G mais barato neste ano.

As chances do Mi Mix 3 5G vir ao Brasil são mínimas: a DL Eletrônicos, que vai distribuir modelos de aparelhos da Xiaomi no país, não tem planos por enquanto de lançar o Mi Mix 3 por aqui.

LG V50 ThinQ 5G

O LG V50 ThinQ 5G é o primeiro smartphone da marca compatível com redes 5G e conta com um processador Snapdragon 855, além de um modem Qualcomm X50 que promete “20 vezes mais velocidade que o 4G”.

Reprodução

Enquanto a Huawei colocou uma tela flexível em um aparelho 5G, a LG também adotou uma abordagem pouco convencional no V50: ele tem uma segunda tela que pode ser acoplada ao aparelho para oferecer mais espaço para usuários mexerem no dispositivo.

ZTE Axon 10 Pro 5G

Outra fabricante asiática que está entrando no mundo do 5G é a ZTE. Durante a MWC 2019, a empresa falou um pouco sobre o Axon 10 Pro 5G, que está previsto para chegar às lojas ao longo de 2019.

Com hardware de ponta e rodando o modem X50 5G da Qualcomm, o Axon 10 Pro 5G é uma evolução do Axon 9 Pro do ano passado – mas, em vez de um notch parecido com o do iPhone X, ele adota o formato de gota d’água.

Ainda sem preço definido, o celular vai ser lançado ainda no primeiro semestre na Europa e na Ásia. A ZTE diz que já tem acordo com oito operadoras para usar as redes 5G, mas não especificou quais são essas empresas.

Moto Z3

Apesar das novidades anunciadas na MWC 2019, a verdade é que o primeiro celular 5G está no mercado há algum tempo: é o Moto Z3. O modelo, que não foi lançado no Brasil, é compatível com um Moto Snap que adiciona os poderes 5G.

Reprodução

Ok, tecnicamente, o Moto Z3 ainda não é um smartphone 5G, mas não deve demorar para se tornar um. A operadora Verizon planeja começar a operar uma rede 5G comercial ainda em 2019, e, quando fizer isso, vai passar a vender o módulo especial que adiciona a compatibilidade à nova tecnologia.

By |2019-02-25T21:23:00+00:00fevereiro 25th, 2019|Blog|
× Como posso te ajudar?