Raspberry Pi 3B – interface (GUI), mouse e teclado funcionando

Olá pessoal, como vão vocês? Tem tempo que não posto nada aqui, hoje entrei numa saga junto a um Raspberry para instalação da GUI (interface visual) e fazer o mouse e teclado que estavam conectados funcionar. Lembrando que cada caso é diferente, mas essas dicas aqui podem te ajudar a resolver o seu problema.

Estou usando o Raspbian Buster (última versão até agora) e sempre usei sem GUI, mas por conta de um trabalho novo, vou precisar ver algumas ações e precisei instalar a interface. Para iniciar a interface, você deve digitar o comando abaixo no terminal:

startx

Se você executou esse comando, retornou um erro e não abriu a interface gráfica, provavelmente faltam pacotes a serem instalados.

Aqui tem um tutorial bem bacana explicando as diversas opções de interfaces que podem ser instaladas: https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?t=133691

No meu caso, eu instalei o RPD mesmo:

sudo apt-get install raspberrypi-ui-mods

Depois disso, o raspberry pi passou a exibir tela! Ô glória! Daí tudo foi bem até que o mouse e o teclado não funcionaram.. nesse processo eu tentei de tudo:

  • Suspeitei da fonte que não estava conseguindo alimentar, mas já havia testado antes e não fazia muito sentido
  • Usei comandos (lsusb e dsmeg) para me certificar de que os dispositivos estavam sendo reconhecidos e estavam, descartei essa possibilidade..

Quase perdendo as esperanças me deparei com esse comando:

xserver-xorg-input-all

Pacotes instalados, mouse e teclado funcionando normalmente. Espero que esse rápido tutorial ajude alguém algum dia 🙂

By |2019-08-30T15:24:11+00:00agosto 30th, 2019|Tutoriais|
× Como posso te ajudar?