Hoje vou falar um pouco sobre o Home Assistant e quais as vantagens no seu uso, para quem está iniciando na parte de automação residencial vejo que seu uso facilita e muito o controle dos dispositivos.
No meu cenário, iniciei automatizando minha casa usando dispositivos wi-fi e nunca liguei para marca (um erro pois o ideal seria manter todos da mesma marca para facilitar a administração via aplicativo). O caso é que depois que já tinha feito isso, consegui vincular maioria dos meus dispositivos no Home Assistant e ainda sigo configurando (esse processo parece um trabalho sem fim), mas acaba sendo satisfatório quando tudo fica concentrado no mesmo lugar.
Onde instalei o Home Assistant
Esse notebook acima que usei para instalar o servidor do Home Assistant, a configuração dele não é tão boa mas tem me atendido bem para o que preciso. Você pode instalar o home assistant em algum notebook antigo (como eu fiz) ou em algum embarcado (raspberry pi ou algum mini pc).
O notebook usado é um Acer Aspire 5580 com 2gb de memória e com um SSD de 240, essa placa desse notebook tinha entrada IDE então acabei comprando um adaptador IDE para SATA que funcionou bem.
Esse dispositivo ao lado azul é uma placa wi-fi que se alimenta por usb e reconhece a rede pelo cabo ethernet, o motivo foi que a placa wi-fi desse notebook ficava desconectando e com essa outra placa ficou mais estável (ainda vou tentar resolver isso), o notebook está sem bateria também (viciou) mas talvez futuramente eu adquira uma outra e faça upgrade de memória RAM (2gb para 4gb) para ele (importando verifiquei que vale a pena).
Qual versão instalei do Home Assistant
Acima são as 4 formas de instalar o Home Assistant, eu instalei a versão Container, minha sugestão é, se vc tem conhecimento de Linux, instale a versão Container pois usa docker e você terá mais liberdade no sistema para instalar outras imagens/serviços.
Para quem quer mais praticidade e vai usar o equipamento só para isso, sugiro a versão OS ou Supervised.
Como instalei
No site do home assistant é bem simples o procedimento, inicialmente instalei o ubuntu 22.04 server e segui as instruções aqui: https://www.home-assistant.io/installation/linux#install-home-assistant-container. Lembrando que essa forma de instalação demanda de conhecimentos em Linux, então se você não tem esse conhecimento, essa forma de instalar não é para você.
Vantagens e desvantagens de usar o modo container
A forma de instalação container fornece mais liberdade no sistema podendo instalar e configurar diversos serviços que você desejar, o problema é que algumas configurações acabam sendo trabalhosas que usar a forma OS ou Supervised. No OS e Supervised existe o menu add-ons onde é possível instalar vários componentes de forma prática. Uma desvantagem também é que maioria das coisas precisa do conhecimento em Linux.
Fluxo resumido de como instalar o home assistant no modo container
1 – Instale o sistema operacional Ubuntu Server e marque para instalar o OpenSSH durante o setup.
2 – Configure IP fixo no sistema operacional ou roteador para acessar o equipamento por SSH pelo mesmo IP sempre (isso vai ser útil para acessar o home assistant pela rede local).
3 – Atualize o sistema (sudo apt-get update e sudo apt-get upgrade) e instale o docker (sudo apt install docker.io)
4 – Execute o comando para instalar a imagem:
Obs: Mude PATH_TO_YOUR_CONFIG para onde vc quer armazenar as configurações, no meu caso escolhi /home/meunomedeusuario mas vc pode escolher outro local que desejar.
docker run -d \
--name homeassistant \
--privileged \
--restart=unless-stopped \
-e TZ=America/Sao_Paulo \
-v /PATH_TO_YOUR_CONFIG:/config \
--network=host \
ghcr.io/home-assistant/home-assistant:stable
5 – Depois disso só acessar http://IP:8123 que você já deve acessar o home assistant.